Pesquisar este blog

A rotina do bebê

Gostaria muito que todas as mamães que visitam esse blog lessem esse post. São dicas do pediatra que eu ousei seguir e que deram muito certo para estabelecer uma rotina para o meu recém nascido. Meu filho com dois meses já dormia a noite toda e mamava de 3 em 3 horas.
Descobri que existem duas linhas entre os pediatras, a primeira é que deve-se amamentar a hora que o bebê   quiser e a segunda é estabelecer uma rotina desde o momento em que o leite desce. Dos três pediatras que visitei no primeiro mês de vida do Levi dois respondiam as minhas dúvidas com a palavra: peito. Doutor e as cólica? Peito. E a  noite o que eu faço para ele dormir? Peito. E eu? Peito...rsrsr. Pensei comigo: ele fala isso porque não é ele que tem que ficar o dia inteiro dando peito, peito, peito, peito. Pergunta se eu voltei?
Quando entrei no consultório do Dr. Edson, estava bem cansada e ansiosa por encontrar alguém que me ajudasse e me instruísse. Graças a Deus sai dali cheia de expectativa e com a certeza que estava no caminho certo.
Bom para começar devemos acostumar nossos ouvidos a ouvir choro do bebê pois ao chorar ele está nos chamando, nem todo choro é fome ou cólica. Descobri que se nós deixarmos...em pouco tempo aquela coisinha linda vai está mandando na casa, dominando geral. E se quisermos EDUCAR filhos, devemos EDUCAR  desde os primeiros dias de vida. Colocamos manias em nossos filhos que depois nos custam o sossego, a intimidade como casal, o sono de uma noite inteira.
Devemos entender que DO JEITO QUE ACOSTUMARMOS NOSSO FILHO.....ASSIM ELE SERÁ!!!!
Como nada é fácil nessa vida, estabelecer uma rotina com um recém nascido também não é facil, mas é algo que colheremos muitos frutos.
Para começar estabeleci horário para as mamadas, meu bebê mamava de 3 em 3 horas, 10 minutos em cada peito, totalizando 20 minutos. O meu ficava com a barriguinha completamente cheia. Detalhe...10 minutos com o bebê completamente acordado. Esse é o segredinho. Porque muitas mães não tem muito sucesso na amamentação? Porque na grande maioria das vezes o bebê quer fazer o peito de chupeta e acaba dormindo e não mama o suficiente para ficar saciado. Quando acorda quer mamar de novo ai dorme de novo e isso vai virando um ciclo...conclusão o bebê vai dormir o dia inteiro e não vai sobrar sono para a noite.
O que meu pediatra me ensinou: despertar o bebe 30 minutos antes das mamadas. Primeiro feche todas as janelas e correntes de ar, depois tire a roupinha, aperte o pezinho e após ele acordar completamente dê um banho rápido, lembrando que devemos passar sabonete somente uma vez ao dia para não ressecar a pele do bebê. Com certeza a essas alturas ele já acordou e vai está prontinho para mamar os 20 minutos. Nós primeiros meses eu dava uns 3 ou 4 banhos por dia, lembrando que o ultimo banho, o da noite, é fixo. Até hoje dou esse banho no Levi, pois ajuda a relaxar e sinaliza para o bebê que já esta na hora de dormir. O objetivo de tantos banhos é fazer com que o bebê permaneça o máximo possível acordado para que possa sentir sono e dormir a noite toda. Fixei um horário para ele dormir a noite: as 8 horas da noite. Dava o banho, o mamar, arrotava e colocava na cama .Mamada só no dia seguinte. É isso mesmo, mamada só no dia seguinte... aprendi que não devemos amamentar o bebê a noite, pois é perigoso por dois motivos:  podemos adormecer com o bebê no colo e o bebê pode correr o risco de sufocar. Nós adultos não precisamos acordar a noite para nos alimentar, porque devemos acostumar o bebê assim. Essa regra não vale para aqueles bebês que precisam ganhar peso rápido, como os prematuros e os que nascem abaixo do peso.
Vou falar a verdade, NÃO FOI FÁCIL..... mas totalmente possível. Demoramos mais ou menos 15 dias para estabelecer essa rotina da noite. Muitas vezes ele acordava a noite e eu caia na tentação de peito. Tive que ter muita determinação para seguir a rotina...quando eu realmente decidi não amamentar de madrugada demorou 3 dias para ele dormir a noite inteira.
Com relação ao banho pode ter certeza que o bebe não vai resfriar com tantos banhos, bastar ter cuidado com as correntes de ar. E outra coisa, o bebê não vai perder peso pelo contrario vai engordar o necessário para a idade dele. Os bebês que seguem essa rotina costumam ganhar peso direitinho. Sigo essa rotina até hoje e graças a Deus ele nunca perdeu peso. Há e até hoje meu anjinho dorme as 8 horas da noite e só no outro dia.
O bebê pode voltar a acordar a noite por muitos motivos: doença, falta dos pais, mudanças ...mas uma vez que ele aprendeu a dormir a noite inteira fica muito mais fácil voltar a rotina.

Resumo da rotina:

  • Mamada de 3 em 3 horas, 10 minutos em cada peito, totalizando 20 minutos.
  • Acordar o bebê 30 minutos antes das mamadas, seja tirando a roupa ou dando banho.
  • Estabelecer um horário para colocar o bebaê na cama a noite e antes dar o ultimo banho(relaxante)
  • Não amamentar de madrugada.
Essa é a rotina que deu certo conosco....com ela pude descobrir que há vida após a maternidade. É possível ser uma mamãe que tem tempo de se arrumar, de namorar com o papai, de dormir, de ser feliz.


CURTAM MINHA PAGINA NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/AposOs30Anos?ref=hl

3 comentários:

Anônimo disse...

ola, gostei muito do post, só fiquei com uma duvida caso seu bebe acorde de madrugada você faz o que? já que não amamenta nesse horário. kelly

Unknown disse...

Kelly tudo bem? Aqui em último caso nós deixamos ele chorar. Mas tá valendo o método mais confortável para o seu coração de mãe. Foram três noites de choro....doído por sinal. Mas valeu a pena.

Unknown disse...

Kelly tudo bem? Aqui em último caso nós deixamos ele chorar. Mas tá valendo o método mais confortável para o seu coração de mãe. Foram três noites de choro....doído por sinal. Mas valeu a pena.

Postar um comentário

Seguidores

Facebook

Conheça

Conheça
A Idade de Ser Feliz

Participamos

 
Copyright 2011 APÓS OS TRINTA ANOS. Designed by Cute Templates Blogger.
Thanks to: Link 1, Link 2, Link 3.