Pesquisar este blog

Alimentação na gravidez I

A gestação é um período mágico e de muita transição. A natureza modifica o corpo e a mente para transformar a mulher em mãe. Isso não é um processo fácil. Após 7 a 10 dias da fecundação o sangue da mãe começa alimentar o filho. E aí vem a grande responsabilidade da gestação, a alimentação. Este é o assunto que eu mais gosto de falar e acompanhar. É o momento de deixar de lado o que gosta de comer para colocar em prática o que é necessário comer. É importante que você, futura mãe, entenda a importância da alimentação nesse período.

O primeiro trimestre é de extrema importância para a formação do bebê. É uma fase de intensa divisão celular. O estado nutricional da mãe antes da gestação é essencial para garantir nutrientes necessários para que essa divisão celular aconteça de maneira adequada. Ou seja, o cuidado com a alimentação tem que começar antes da própria gestação. Uma alimentação saudável e equilibrada antes da gestação é que garantirá o desenvolvimento adequado do feto.No segundo e terceiro trimestre da gestação, o ganho de peso adequado no período gestacional, a ingestão adequada de nutrientes, o controle do fator emocional e o estilo de vida serão determinantes para o desenvolvimento e crescimento normal do feto.

Existem alguns mitos na alimentação das gestantes. Um mito muito forte e ainda presente é a certeza de que a gestante precisa comer por dois. Será que precisa? Não, não tem necessidade de comer por dois e sim consumir nutrientes por dois. Essa idéia de que gestante com cara de “bolacha” e barriga gigante é saudável está totalmente inadequada. O ganho de peso excessivo na gestação está relacionado com o nascimento de bebês muito grandes, diabetes gestacional, aumento da pressão arterial durante a gestação/parto e em alguns casos necessidade de parto cirúrgicos. Isso é saudável? Por isso, sogra e mãe das futuras mamães, calma com a crença da canjica, cerveja preta, canja entre outras.

Mas o que muda na alimentação?No primeiro trimestre não é necessário aumento calórico e sim seguir uma alimentação saudável e rígida. Para garantir os nutrientes necessários nessa fase é necessário respeitar religiosamente os horários das refeições. Cada refeição tem a sua importância em nutrientes. Segue um exemplo de qualidade alimentar, lembrando que as necessidades energéticas e nutricionais são diferentes para cada gestante.
- Café da manhã e lanche da tarde: é necessário ter uma fonte energética como o pão integral ou granola ou aveia. Uma fonte proteica do grupo dos leites e derivados como o leite, iogurte , queijos magros ou leite de soja enriquecido com cálcio e uma fruta.- Almoço e jantar: é necessário ter energia como arroz integral ou macarrão integral ou mandioca cozida ou mandioquinha. Uma fonte proteica vegetal (feijão, lentilha, soja ou grão de bico). Uma fonte proteica animal (carne vermelha, frango, peixe ou ovo). Legumes, vegetais cozido e saladas em torno de 2 a 3 pires por refeição.- Ceia: depende muito da necessidade de cada gestante. Leite e derivados são boas opções.
No segundo e terceiro trimestre é necessário manter rigidez na qualidade alimentar e aumentar as necessidades energéticas, que é individual dependedo de cada gestante, mas esse aumento energético costuma ser em torno de 300 Kcal a mais por dia. Essa energia a mais deve ser introduzida de maneira fracionada para prevenir o aumento de peso e desenvolvimento de doenças como a Diabetes Gestacional. Quando falamos em número, parece que 300 Kcal a mais é muita coisa. Mas atingimos isso rapidinho. Ex: 1 fatia média de bolo de chocolate recheado tem 317 Kcal, 1 pacote de 50 g de bolachas Waffer tem em torno de 248 Kcal e 1 fatia de panetone tem 283 Kcal.

Algumas dicas importantes:
- Em toda a gestação é necessário ter preocupação de consumir os minerais ferro e cálcio na quantidade adequada. As fontes de ferro bem absorvidas e aproveitada pelo organismo são as fontes animais como a carne vermelha. As fontes de ferro vegetal como grãos e vegetais verdes-escuros precisam da vitamina C para serem bem absorvidos. Então sempre tenha uma fruta cítrica junto do almoço e jantar como por exemplo a laranla e o Kiwi. Fontes de cálcio são os leites e derivados, vegetais verdes-escuros, tofú. Mas não deve-se consumir leite e derivados junto do almoço e jantar porque atrapalha a absorção do ferro. Portanto, leite e derivados são bem vindos no café da manhã, lanche da tarde e ceia.
- Consuma 5 pires de vegetais coloridos por dia. Cada cor de vegetal representa um nutriente específico e todos são essenciais na gestação.
- Ingira 3 a 5 porções de frutas por dia fracionadas. Ou seja, uma fruta por refeição.
- Consuma grãos todos os dias. Esse grupo é composto por lentilha, feijão, grão de bico, soja, ervilha. Lembre-se que temos vários tipos de feijão. Assim não tem como enjoar. Use a criatividade! Um dia faça uma salada de grão de bico, no outro dia salada de feijão branco, lentilha cozida, feijão carioca cozido, etc. Lembre-se que não deve-se colocar bacon ou linguiça no preparo desses alimentos.
- Prefira os carboidratos integrais como arroz integral, macarrão integral, aveia, granola, pão integral, biscoito integral.
- Escolha carnes magras como o peito de frango ou carne vermelha de segunda qualidade ou ovo preparado sem adição de óleo.
- Não esqueça de hidratar o seu corpo! Segue a recomendação de 2 litros por dia.
- Evite embutidos, frios, frituras e doces.
Agora, você gestante, não deixe de agendar sua consulta com um Nutricionista. Esse profisisonal irá acompanhar a curva de crescimento do seu bebê e irá orientá-la em relação a alimentação específica para cada mês da gestação. Além disso, você será orientada em relação à amamentação.

26 comentários:

BruninhAsantos disse...

Oi Adriane Carvalho .
Eu fiz o deste quantitativo e deu 9.826 estou grávida? Pois no exame não fala se é positivo ou negativo .

BruninhAsantos disse...

Oi Adriane Carvalho .
Eu fiz o deste quantitativo e deu 9.826 estou grávida? Pois no exame não fala se é positivo ou negativo .

BruninhAsantos disse...

Oi Adriane Carvalho .
Eu fiz o deste quantitativo e deu 9.826 estou grávida? Pois no exame não fala se é positivo ou negativo .

BruninhAsantos disse...

Oi Adriane Carvalho .
Eu fiz o deste quantitativo e deu 9.826 estou grávida? Pois no exame não fala se é positivo ou negativo .

Unknown disse...

Tá grávida demais da conta. Parabéns. Que venha com muita saúde.

Unknown disse...

Tá grávida demais da conta. Parabéns. Que venha com muita saúde.

Unknown disse...

O meu resultado do exame veio assim 10000.0 to gravida? Me responda Adriana por favor

Unknown disse...

O meu resultado do exame veio assim 10000.0 to gravida? Me responda Adriana por favor

Unknown disse...

O meu exame veio assim 10000.0 e ai to gravida? Por favor mim responde adriana

Unknown disse...

O meu exame veio assim 10000.0 e ai to gravida? Por favor mim responde adriana

Unknown disse...

Olá o meu deu 23985,4 não entendo mim ajuda e negativo ou positivo brigada

Unknown disse...

Olá o meu deu 23985,4 não entendo mim ajuda e negativo ou positivo brigada

Camila disse...

Oi Adriane o meu no quantitativa deu 1.3
Significa o quê?

Soeli machado disse...

Nao entendo muinto disso

Anônimo disse...

Oi o meu exame deu 16.947,0 e positivo ou negativo??

Anônimo disse...

Minha menstruação ta3 meses atrasada mas hj fiz o beta e deu0,22oq significa

Sol disse...

Oi meu beta deu o.327 oque significa

Sol disse...

Oi meu beta deu o.327 oque significa

Sol disse...

Fiz o beta e deu 0.327 oque e jente

Sol disse...

Fiz o beta e deu 0.327 oque e jente

Sol disse...

Oi meu beta deu o.327 oque significa

Sol disse...

Oi meu beta deu o.327 oque significa

Sol disse...

Oi meu beta deu o.327 oque significa

Anônimo disse...

Oi genteee me ajuda , parei de tomar anteconcepicional em maio, desde maio nao veio minha M esses dias desceu uma borra marrom ficou 3 dias depois de uma semana desceu de novo fico 3 dias e parou fiz um teste de farmacia Clear blue plus deu positivo fiz o beta quantitativo deu assim:
RESULTADO........ <1.20
VALOR DE REFERÊNCIA mUI/mL
HOMENS: iferior a 2.6
Mulher nao gravida na fase pre mano pausa: inferior a 5.3
Mulher na fase pos menopausa inferior a 8.3 ..... alguem me ajuda estou confusaa

Anônimo disse...

Oi genteee me ajuda , parei de tomar anteconcepicional em maio, desde maio nao veio minha M esses dias desceu uma borra marrom ficou 3 dias depois de uma semana desceu de novo fico 3 dias e parou fiz um teste de farmacia Clear blue plus deu positivo fiz o beta quantitativo deu assim:
RESULTADO........ <1.20
VALOR DE REFERÊNCIA mUI/mL
HOMENS: iferior a 2.6
Mulher nao gravida na fase pre mano pausa: inferior a 5.3
Mulher na fase pos menopausa inferior a 8.3 ..... alguem me ajuda estou confusaa

Anônimo disse...

Meu Beta deu 13,99isso é negativo ou positivo

Postar um comentário

Seguidores

Facebook

Conheça

Conheça
A Idade de Ser Feliz

Participamos

 
Copyright 2011 APÓS OS TRINTA ANOS. Designed by Cute Templates Blogger.
Thanks to: Link 1, Link 2, Link 3.