Pesquisar este blog

Carregando...

Amamentação


Antes de engravidar eu tinha dois desejos, um de ter parto normal e o outro de amamentar meu bebê. Concretizei apenas um: o de amamentar .Graças somente a Deus, pois não é algo fácil. Ganha muito quem persevera na amamentação. Dentre muita vantagens, as mais importantes: emagrece, faz muito bem para o bebê e é muito econômico e higiênico.
Voltei o meu peso em um mês, e em mais algum tempo fiquei quatro quilos mais magra. Com relação ao bebê, como foi bom para o meu pequeno. Para se ter uma ideia, ele foi ter sua primeira virose com oito meses, sem falar de uma vez que eu e o marido pegamos o vírus da gripe, pensa numa gripe forte, e o Levi nem sequer entupiu o nariz. Segundo o pediatra, a mãe passa os anticorpos para o bebê. E a última e importantíssima vantagem é que até mais ou menos um ano de idade não tive despesa com leite. Meu bebê mamou até um ano e três meses. Mais a frente vou dar dicas sobre o intervalo das mamadas, rotina e o sono do bebê.
Dica para aliviar um pouco as rachaduras: além da pomada cicatrizante eu secava o seio com o secador de cabelo. Ajudou muito.
Ai vai um artigo que encontrei que descreve as vantagens da amamentação.

A amamentação
A mulher prática e moderna tem se perguntado: "Por quê amamentar ?" Alegando a falta de tempo e supervalorizando as dificuldades iniciais que podem advir com o aleitamento. 
Antes de mais nada, é preciso que as mães realmente sintam-se motivadas e acreditem que amamentar é a melhor opção. O ideal é que esta certeza exista ainda durante a gestação, onde devem ser tomadas várias medidas que visam preparar o seio para a amamentação como, por exemplo, exercícios de preparação dos mamilos que os adaptam para a sucção que o bebê irá fazer no ato da mamada, uma vez que mamilos despreparados, podem dificultar a amamentação ou mesmo fazer com que a mãe desista de amamentar seu filho. 
Para que isto não aconteça, a mãe deve acreditar no poder da amamentação quando seu filho ainda estiver no ventre para que tenha todo o período da gestação para preparar seus seios e sua mente, contribuindo para o sucesso da amamentação.
Muitas são as vantagens que a amamentação pode trazer para o bebê, para a mãe, para a família e para o planeta !

Vantagens para o bebê 
*O leite materno, contém todos os nutrientes de que a criança precisa nos primeiros seis meses de vida:Tem água em quantidade suficiente; mesmo em clima quente e seco o bebê que apenas mama no seio não precisa nem mesmo de água !
Contém proteína e gordura mais adequadas para a criança;
Vitaminas em quantidades suficientes. Não há necessidade de suplementos vitamínicos;
Embora não possua grande quantidade de ferro, este é bem absorvido no intestino da criança;
Quantidades adequadas de sais, cálcio e fósforo;
É de fácil digestibilidade, sendo portanto mais facilmente absorvido pelo bebê o qual mama com maior frequência do que aquele que toma mamadeira.
* De uma forma geral, as crianças que mamam no peito são mais inteligentes.
*Aumenta o laço afetivo mãe-filho, fazendo o bebê sentir-se amado e seguro: crianças que mamam no peito tendem a ser mais tranquilas e mais fáceis de socializar-se durante a infância.
*Facilita a liberação de mecônio (as primeiras fezes do bebê), diminuindo o risco de icterícia e protegendo contra obstipação (prisão de ventre).
*O leite materno promove o crescimento no intestino da criança de microrganismos (lactobacillus) que fermentam o açúcar do leite (lactose) tornando as fezes mais freqüentes e menos consistentes, pricipalmente nas duas primeiras semanas de vida. Estes microrganismos impedem que outras bactérias se instalem e causem diarréia.
*Leite materno contém endorfina, substância química que ajuda a suprimir a dor. 
*Crianças que tomam mamadeira têm maior risco de obesidade na vida adulta.
*O leite materno protege o bebê de infecções (especialmente diarréias e pneumonias);
*Possui anticorpos, leucócitos e outros fatores anti-infecciosos, que protegem contra a maioria das bactérias e vírus. Portanto, crianças que mamam no peito tem risco 11 vezes menor de morrer por diarréia, 4 vezes menor de morrer por pneumonia do que os bebês alimentados com leite de vaca ou artificiais.
* Nos bebês, o ato de sugar o seio é importante para o desenvolvimento da mandíbula, dentição e músculos da face, contribuindo também para outros benefícios, como o bom desenvolvimento da fala. 
*O leite materno protege a criança contra alergias.

Vantagens para a mãe 
* Diminui o tempo de sangramento pós-parto e faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal : Quando a criança suga, a hipófise posterior da mãe é estimulada a produzir um hormônio (ocitocina) que contrai o útero diminuindo o sangramento e favorecendo que o útero volte mais rapidamente ao volume normal.
* Ajuda a mãe a voltar mais rápido ao peso pré-gestacional :
Durante o último trimestre da gestação a mulher acumula energia sob a forma de gordura para cobrir os gastos calóricos com a amamentação. E, calcula-se que a mulher que amamenta exclusivamente gasta 704 Kcal/dia. Portanto, a amamentação ajuda a mãe a voltar mais rápido ao seu peso pré-gestacional uma vez que gasta as calorias acumuladas.
* É um método natural de planejamento familiar (evite novas gestações) : O aleitamento materno exclusivo em sistema de livre demanda (inclusive durante a noite), nos seis primeiros meses após o parto, desde que não surja menstruação, é um bom método de planejamento familiar (MÉTODO DA AMENORRÉIA DA LACTAÇÃO), com falha estimada inferior a 1,8%. 
* Pode reduzir a chance de câncer de ovário e de mama :
Estudos de populações demonstraram que mulheres que amamentaram com maior freqüência e por mais tempo, tiveram menor risco de câncer de ovário e de mama.
* É mais fácil e prático para a mãe :
Está sempre pronto e na temperatura certa. Não se erra no preparo e nem há risco de contaminação. Não necessita de utilização de recursos domésticos para sua aquisição.
* Aumenta o vínculo afetivo mãe-filho :
Estudos tem demonstrado que o contato do bebê com peito e o estímulo da amamentação na primeira hora após o parto, favorece o êxito da amamentação, prolongando o seu tempo e diminuindo o risco de abandono de crianças. 

Vantagens para a família 
*A amamentação é mais econômica para a família. No Brasil, um bebê pode custar metade de um salário mínimo por mês (incluindo mamadeiras, bicos, leites infantis, complemento, gás, remédios etc.);
* Como os bebês amamentados adoecem menos, os pais desses bebês têm menos problemas cuidando de crianças doentes, isso significa mais tempo para toda a família;
* Melhora a qualidade de vida das crianças e de toda a família. 

Vantagens para o planeta 
*Amamentar é um Ato Ecológico! Se cada mulher dos EUA desse mamadeira ao seu bebê, seria preciso quase 86,000 toneladas de alumínio para produzir 550 milhões de latas por ano. Se cada mulher da Inglaterra amamentasse, seriam economizados 3000 toneladas de papel para os rótulos dos leites infantis. 
*Mas o leite não é o único problema. mamadeiras e bicos são feitos de plástico, vidro, borracha e silicone.A produção desses materiais é cara e constantemente não são reaproveitados. Todos esses produtos usam recursos naturais, causam poluição na sua produçao e distribuição, e também criam um lixo no seu empacotamento, promoção e exposição.

http://www.nutriweb.org.br/n0101/amament.htm


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Facebook

Conheça

Conheça
A Idade de Ser Feliz

Participamos

 
Copyright 2011 APÓS OS TRINTA ANOS. Designed by Cute Templates Blogger.
Thanks to: Link 1, Link 2, Link 3.