Pesquisar este blog

Quais são os riscos de uma gravidez depois dos 30?

A partir dos 30 anos a fertilidade se encontra em um decréscimo pois a libertação do óvulo, que dá origem ao período fértil, é cada vez menos frequente. E quanto mais avançada for a idade mas será o tempo para conseguir conceber.
A partir dos 35, a endometriose – uma doença que se caracteriza pelo crescimento das placas de tecido endometrial, que normalmente só se encontra no revestimento interno uterino (endométrio) fora do útero – também começa a ser mais comum, interferindo na capacidade de engravidar.
Veja aqui uma explicação mais técnica do assunto: A mulher nasce com um estoque fixo de células – cerca de 2 milhões – capazes de se transformarem em óvulos ao longo de seus ciclos de fertilidade, sendo estes liberados mês a mês.
Mês a mês, essa espécie de banco ovariano vai perdendo seus fundos, até que o saldo é zerado completamente, o que se dá por volta dos 45 anos – quando sobrevém a menopausa. Nos dez anos anteriores, porém, o saldo é tão suficiente que os óvulos remanescentes, já envelhecidos, dificilmente dão dividendos.
Depois dos 35 anos, a gravidez fica cada vez mais problemática, mesmo para aquelas com status normal de fertilidade – sem mencionar as que, ainda muito jovens já têm problemas de ovulação.
Após essa idade, a chance de gravidez se reduz dramaticamente, ano a ano, até se tornar meramente acidental, o que impede qualquer planejamento para uma gravidez tardia.

Quais são os riscos que posso enfrentar em uma gravidez mais tardia?
Riscos de malformações congênitas no bebê – sendo a Síndrome de Down um dos casos mais comuns depois desta idade. Até aos 25 anos de idade, 1 em cada 1.250 mulheres pode ter um bebê com Síndrome de Down; aos 35 anos de idade, 1 em cada 400 mulheres pode ter um bebê com Síndrome de Down; aos 40 anos, 1 em cada 100 mulheres; e aos 49 anos, 1 em cada 10. Riscos de aborto – dos 35 aos 39 anos de idade, o risco de aborto é de mais 20% do que na casa dos 20; dos 40 aos 44, o risco de aborto aumenta para 50%.
Complicações na Gravidez – a realidade é que uma mulher com 30 ou nos 40 anos de idade tem maior probabilidade de ter mais complicações com a gravidez do que uma mulher mais nova. Algumas complicações comuns são:- diabetes gestacional- problemas com a placenta- parto prematuro- feto nado-morto (morte de um feto no útero depois das 20 semanas de gestação)- pressão sanguínea elevada .

Como prevenir?
Antes de engravidar peça ao seu médico para fazer um check-up à sua saúde. Deve fazer o teste de imunidade à rubéola e ao sarampo antes de engravidar. Se não for imune deve ser vacinada antes de engravidar. Depois da vacina deve esperar um mês para começar a tentar engravidar.
Comece logo a ter cuidados pré-natais exímios; depois de se aconselhar com o médico peça-lhe para lhe receitar vitaminas pré-natais que incluam 400 microgramas de ácido fólico, começando a tomá-las antes de engravidar e no período inicial da gravidez, para ajudar a evitar defeitos congênitos como a espinha bífida.
Comece a gravidez com um peso saudável: nem muito, nem pouco peso.
Tenha uma alimentação equilibrada e saudável que inclua uma variedade grande de vitaminas e de ácido fólico, incluindo cereais integrais, vegetais de folha verde, leguminosas, laranja e outras frutas ricas em vitaminas.
Não ingira comida mal cozida.
Não ingira peixes ricos em mercúrio como peixe-espada, cavala ou perca. Pode comer atum enlatado (não mais de 100 gramas por semana), salmão, camarão, todos bem cozinhados. Não beba álcool, use drogas ilícitas ou fume.
Cuidado com a toxoplasmose que é transmitida pelo gato.

Percebo que existem 2 coisas fundamentais em nossa vida que não devemos jamais esquecer:
- Cuidar da nossa saúde sempre. Praticar exercícios físicos é fundamental para quem deseja ter um organismo sempre em ordem e buscar na alimentação vitaminas essenciais para o nosso corpo – evitar mesmo o álcool em excesso e não fumar.
- E acima de tudo crer que existe Deus. E que por mais que a ciência está aí, toda por nossa conta, Deus está acima de tudo e de todos ...Ele sabe a hora certa, nada vem antes do tempo Dele...E OS SONHOS DE DEUS NUNCA MORREM E NEM ENVELHECEM.

5 comentários:

evertoN!!!@@@((())))) disse...

amem deus é fiel e justo este final ficou de + parabens

Angélica Fernandes disse...

Final perfeito Amém

Angélica Fernandes disse...

Final perfeito Amém

Unknown disse...

Final perfeito amém creio em Deus que tudo vai dar certo

Unknown disse...

Amém Deus é sempre fiel.

Postar um comentário

Seguidores

Facebook

Conheça

Conheça
A Idade de Ser Feliz

Participamos

 
Copyright 2011 APÓS OS TRINTA ANOS. Designed by Cute Templates Blogger.
Thanks to: Link 1, Link 2, Link 3.