Pesquisar este blog

Carregando...

Minhas dicas para engravidar


Devido aos inúmeros projetos profissionais, cada vez mais as mulheres adiam o sonho de serem mães. O "momento certo" de engravidar para aquelas que têm o desejo de ser mãe sempre chega, para algumas mais cedo e para outras mais tarde, mas sempre chega.
Não há motivo para pânico se em duas ou três tentativas para engravidar não deu certo. Estima-se que as chances de uma mulher engravidar até os 30 anos sejam de 20 a 30% por relação sexual. Se 100 mulheres fizerem sexo hoje sem nenhum tipo de contracepção, menos de 30 delas conseguirão a fecundação. Engravidar não é tão fácil assim.
Um casal só é considerado infértil se tentar regularmente a gravidez durante um ano e não conseguir sucesso. Para a Organização Mundial da Saúde, somente 15% dos casais têm algum problema de infertilidade durante a vida fértil.
Quando não se consegue engravidar logo se pensa em métodos complexos, entre os quais a fertilização em vitro, inseminação artificial, entre outros. Muitas vezes a solução é mais simples do que se imagina.
Alimentação inadequada, estresse exagerado e alterações emocionais são alguns dos fatores que, muitas vezes, alteram a fertilidade do casal. Muitas terapias naturais podem ajudar no controle dessas situações ou mesmo uma terapia para diminuir a ansiedade.
Outros motivos são determinantes nas dificuldades de engravidar, como excesso de peso, idade da mulher maior que 35 anos, doenças sexualmente transmissíveis e cigarro.
No meu caso, parei com o anticoncepcional no mês de janeiro/2010 e no final de março/2010 já estava grávida. No primeiro mês fiquei muito ansiosa e nada aconteceu, a menstruação até desceu mais cedo.
No mês seguinte comecei a me preparar. Descobri meu período fértil, cuidei da alimentação, segui as dicas da minha medica e procurei ficar menos ansiosa. Vejamos por partes:
1-Descobrindo o período fértil:
Primeiro deve-se descobrir a duração do ciclo, contando do primeiro dia da menstruação (o dia que desce) até o dia anterior a chegada da próxima no mês seguinte. Geralmente os ciclos variam de 28 a 30 dias, mas podem variam para mais ou para menos. A ovulação acontece geralmente 14 dias antes da menstruação e não 14 dias depois como pensam muitos. Assim sendo nas mulheres com ciclo com mais de 28 dias a ovulação ocorre após a metade do ciclo e nas que o ciclo é menor que 28 dias a ovulação ocorrer antes da metade do ciclo. Bom essa contagem é meio complicadinha, e como eu gosto das coisas bem esclarecidas, sempre olho em uma calculadora da ovulação. Encontrei uma muito boa, que fala os dias férteis, os dias da menstruação e até quais dias tem mais possibilidade de engravidar de menina ou menino. Ai vai o link pra quem interessar: Calculadora da ovulação.
2- Alimentação:
Tendo em vista que a alimentação é a bussola da nossa saúde não seria diferente para uma candidata a ser mãe. Uma mulher que tem plano de engravidar deve ter cuidados dobrados com a saúde e alimentação, inclusive dando uma olhada nas taxas de glicose, colesterol e triglicérides. Confira no blog o menu da fertilidade.
3-Dicas da minha médica:
Encontrei uma ginecologista muito boa e que me ajudou muito. Ela própria teve a primeira gravidez com mais de 40 anos e dois partos normais.
Então vamos ao que interessa....ela me orientou a ter relações sexuais com frequência (pois sexo diário antes da ovulação ajuda a engravidar) e ficar deitada depois da relação sexual. Assim eu fiz, principalmente quando estava no périodo fértil...rsrrs...fazia até mais de uma vez por dia e ficava deitada com as pernas pra cima ou com um travesseiro embaixo do bumbum. Ficava de meia hora até uma hora deitada antes de fazer a higiene.
Bom, cientificamente, não existe uma definição de quanto tempo a mulher precisa ficar deitada depois da relação sexual para que os espermatozoides penetrem no orifício do colo do útero. Sabe-se, no entanto, que os espermatozoides demoram alguns segundos para entrar pelo "buraquinho", após da relação.
Segundo a Dra Eleonora Fonseca obstetra e integrante do Conselho Médico do BabyCenter o recomendável para uma mulher que está tentando engravidar é que após a relação deite-se de lado (não é necessário elevar as pernas) e fique quietinha por cinco a dez minutos. 
Na minha opinião essa dica é "batata", quando comecei a fazer isso logo engravidei.
4-Dar um basta na ansiedade 
Comecei esse blog em um momento que só pensava em engravidar, só falava nisso, respirava, cheirava, fiquei realmente muito ansiosa. Escrever um blog foi uma terapia para mim, ao mesmo tempo que me ajudou, ajudou muitas pessoas. Hoje recebo muitos e-mails com agradecimentos, duvidas e desabafos. 
O que eu quero dizer com isso: precisamos canalizar nossa ansiedade...seja praticando um esporte, no trabalho, um hobby, precisamos fazer alguma coisa que gostamos. Dessa maneira pode-se esquecer um pouco do assunto e diminuir a ansiedade.
Outra coisa que coloquei na cabeça para espantar a ansiedade, é que se não engravidasse num período de 3 meses iria procurar a tal da garrafada pra engravidar (acho que muitos já ouviram falar). Ou então iria pedir para a médica receitar um indutor de ovulação. Pensando assim fiquei mais tranquila e as coisas aconteceram. Mas graças a Deus não precisou de nada disso. Meu milagre logo chegou!!!
Concluindo...todos nós temos uma maneira de diminuir a ansiedade, mas sem duvida a melhor opção é colocar nossa confiança em DEUS. Só Ele sabe de todos os nossos anseios e está muito interessado em satisfazer o desejo do nosso coração. No tempo certo as coisas acontecem. É só crer e esperar.


Conheça e curta nossa fanpage: Após Os 30 Anos

5 comentários:

Andréa disse...

OIE ...
GOSTEI MUITO DO QUE VC ESCREVEU ATE AGORA AFINAL ESTOU MESMO TENTANDO APOS OS TRINTA E SÃO INFORMAÇÕES PRECIOSAS PRA MIM....
VOU ESTAR SEMPRE LIGADA NESSE BLOG
ANDRÉA.

Depois dos quinze disse...

olá muito obrigado por essas dicas, gostei bastante

Kaina Costa disse...

Essa foi a melhor explicacao que ja vi amei e aparti de hoje irei tentar ae Deus quiser vai da certo ...

Kaina Costa disse...

Essa foi a melhor explicacao que ja vi amei e aparti de hoje irei tentar ae Deus quiser vai da certo ...

Kaina Costa disse...

Essa foi a melhor explicacao que ja vi amei e aparti de hoje irei tentar ae Deus quiser vai da certo ...

Postar um comentário

Seguidores

Facebook

Conheça

Conheça
A Idade de Ser Feliz

Participamos

 
Copyright 2011 APÓS OS TRINTA ANOS. Designed by Cute Templates Blogger.
Thanks to: Link 1, Link 2, Link 3.